NOTÍCIAS

1. Agenda

1.1. Sexta às 9 - Tempo perdido

Em entrevista no Sexta às 9, conduzida por Fátima Felgueiras, O Presidente da Aflomação, O Eng.º António Louro aborda as diversas problemáticas associadas à floresta (Ver vídeo: Entrevista ao Presidente da Aflomação, o Eng.º António Louro, no Sexta às 9 - RTP). (Fonte: www.rtp.pt, entrevista de Fátima Felgueiras - RTP, a 06 de Setembro de 2016).

1.2. Planeamento do território e gestão coletiva da floresta como forma de prevenção e combate 

Em 2003, altura em que o Município de Mação considerava que tinha uma boa política florestal, nomeadamente um bom sistema de prevenção e combate a incêndios e todo o concelho coberto por cadastro, um fogo florestal atingiu repercussões catastróficas, ao consumir metade da área do concelho. Este facto levou os autarcas e a população a envolverem-se numa intensa reflexão sobre as causas e prevenção de fogos que conduziu à criação de uma associação de produtores e à necessidade de alterar todo o paradigma instituído. O foco passou a ser no planeamento do território e na gestão coletiva da floresta (Ver vídeo: Entrevista ao Presidente da Aflomação (Eng.º António Louro) pela Rede Rural Nacional, a 05 de Setembro de 2016). (Fonte: www.rederural.pt).


1.3. Sem mudar a paisagem não vamos inverter o ciclo dos fogos

Sem mudar a paisagem não vamos inverter o ciclo dos fogos". No Jornal 2 o presidente do Fórum Florestal, que é também autarca em Mação (um concelho que em 2003 praticamente ardeu na totalidade), lembra que o caminho passa pela gestão agregada de grandes áreas homogéneas de floresta. Um trabalho que a lei já prevê seja feito através das Zonas de Intervenção Florestal que "já têm a competência de assumir a posse provisória dos terrenos abandonados e sem proprietário conhecido".
No que ao eucalipto diz respeito a opinião é clara: faz parte da floresta de produção. Não pode ser banido. Tem que ser gerido. (Ver vídeo: Entrevista ao Presidente da Aflomação, o Eng.º António Louro, no Jornal 2 - RTP). (Fonte: www.rtp.pt, entrevista de João Fernando Ramos - RTP, a 17 de Agosto de 2016).


1.4. Bolsa de Terras

Com a publicação dos Despachos de Autorização para a práctica de atos de gestão operacional da Bolsa de Terras, que ocorreu a 19 e a 23 de Setembro de 2013, a DGADR procedeu à disponibilização pública da lista de identidades autorizadas, permitindo que os proprietários e interessados, possam consultar as entidades que actuam na área dos seus prédios (Consultar entidades).
Assim, no seguimento do Despacho n.º 
12114/2013 de 23 de Setembro de 2013 (DR, 2.ª série - N.º 183 - 23  de Setembro de 2013), a AFLOMAÇÃO; enquanto entidade parceira do Fórum Florestal - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa; passou a ser uma entidade autorizada (Lista de entidades), o que lhe permite a prática de atos de gestão operacional da Bolsa de Terras.

1.5. Novo regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização

O novo regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 96/2013, de 19 de julho, e entrou em vigor no dia 17 de Outubro de 2013.
Estão já disponíveis as versões PDF dos formulários de pedido de autorização, de comunicação prévia, de projeto de (re)arborização, de ficha de projeto de (re)arborização e de termo de responsabilidade do autor do projeto.
Esteja atento ao portal do ICNF, onde foram divulgados os documentos de apoio à elaboração e submissão de projetos de (re)arborização (Ler mais: Arborizações - ICNF).


1.6. Constituição de cinco ZIF no Concelho de Mação

Mação é o concelho do País com mais Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) constituídas. A última publicação, em Diário da República, da constituição da ZIF Penhascoso Norte, em Janeiro de 2009, veio elevar para cinco, o número de ZIF oficialmente constituidas no Concelho Maçaense (ler mais...).


1.7. Curso de formação em Fogo Controlado

Os técnicos da Aflomação e a sua equipa de Sapadores Florestais (SF08-166) frequentaram o Curso de Formação sobre a práctica de Fogo Controlado que decorreu em Mafra, Penela, Oleiros e Mação. Este curso, organizado pela Federação dos Produtores Florestais de Portugal, permitiu aos técnicos da Associação obter a credenciação da Autoridade Florestal Nacional/DGRF para a práctica desta técnica de gestão dos combustiveis, com influência directa na minimização do risco de incêndio no Verão.

Ver video em Oleiros
Ver fotos em Mação - Quinta do Coadouro

 

2. Histórico de Actividades

A Aflomação organizou diversas reuniões para divulgação da Lei das ZIF:

 

3. Dia Mundial da Floresta, 2007

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, a Aflomação em parceria com a Autarquia e a Associação de Sapadores Florestais de Cardigos esteve no dia 21 de Março no Alto da Caldeirinha numa acção de sensibilização para os proprietários e produtores florestais do Concelho de Mação. A este grupo de trabalho juntaram-se alunos interessados e trabalhadores da Escola EB2,3/S de Mação que auxiliaram na plantação de 100 sobreiros (ler mais...).

4. Acção de demonstração de poda no olival em 2007 e em 2008

Os técnicos da Aflomação e a sua equipa de Sapadores Florestais participaram em duas acções de demontração sobre poda no Olival, que foram ministrada pela DRABI. Estas decoreram sobretudo com exemplos prácticos em olivais disponibilizados para o efeito. Nestas acções foram ainda abordados outros tópicos sobre o Olival, tais como: Práticas culturais, Fertilização e Tratamentos fitossanitários.

5. Dia Mundial da Floresta, 2006

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore – 21 de Março de 2006 a Aflomação realizou, juntamente com a CMM e com o Rotary Club de Lisboa Norte uma plantação realizada por alunos da Escola Secundaria Rainha Dona Leonor de Lisboa.

 

6. Feira Mostra do Concelho de Mação, 2005

A AfloMação participou na Feira Mostra do Concelho de Mação – 2005 com o principal objectivo de divulgar os nossos serviços.

 

7. Dia Mundial da Floresta, 2005

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore – 21 de Março de 2005 a Aflomação realizou, juntamente com as escolas do Concelho, uma plantação de árvores.

 

Topo

Contactos

Morada: Rua do Adro, n.º 14 a 16

              6120 - 742 Mação

Telefone: 241 573 008 / 241 247 035  

Telemóvel: 934 870 292

Fax: 241 573 008

E-mail: aflomacao@gmail.com